O objetivo do encontro é promover a integração dos chefes do Executivo do Pará, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia, Acre, Maranhão, Tocantins e Mato Gross |
Belém recebeu neste sábado, 21, todos os governadores da Amazônia para um encontro histórico. A reunião foi proposta pelo governador Simão Jatene e teve por objetivo fortalecer a integração dos chefes do Executivo do Pará, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia, Acre, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.
“É preciso construir um pensamento mais homogêneo sobre as possibilidades e desafios da nossa região”, observa o governador Simão Jatene. Ele propôs aos demais governadores a construção de um pacto pela Amazônia, que estimule a unidade perdida entre os estados para fazer frente a uma série de questões que incomodam ou ameaçam as populações deste pedaço do Brasil.
“A Amazônia corresponde a 60% do território nacional e seu povo representa cerca de 12% da população brasileira”, sublinha Jatene. “No entanto, nós produzimos apenas 8% das riquezas da nação, embora o Pará, por exemplo, tenha um peso decisivo no equilíbrio da balança comercial da Nação, e ainda somos responsáveis por metade das emissões de CO2 na atmosfera brasileira”, raciocina. “Tem alguma coisa errada aí”, frisa o governador.
Um dos temas a serem discutidos pelos governadores é a reforma tributária, que está em estudo e será objeto de um encontro, na semana que vem, em Brasília, no Ministério da Fazenda, entre os governadores das região Norte e Centro-Oeste. Simão Jatene tem especial preocupação, ainda, por dois temas econômicos que afligem a todos os chefes do Executivo da Amazônia: os critérios de atualização das dívidas dos estados e a revisão da distribuição dos fundos constitucionais que entrará em vigor no ano que vem.
O encontro será no Hangar, das 9h às 15h. Será também uma oportunidade para que os estados relatem seus esforços na construção de uma infraestrutura compatível com o desejo de desenvolvimento sustentável da região e para que se trate da questão ambiental, expondo projetos como o Programa Municípios Verdes, criado no Pará com a meta de acabar com o desmatamento irracional e agregar valor à preservação da floresta. “É difícil falar da Amazônia sem compreender as muitas amazônias abrigadas aqui. Esse encontro tem esse condão, o de reunir, integrar os governadores nesse esforço de compreensão da nossa região”, define Simão Jatene.
O Encontro de Governadores da Amazônia reunirá os nove chefes de executivos estaduais neste sábado, 21, das 9h às 15h, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Os temas gerais do encontro são: Reforma tributária, Critérios de atualização das dívidas dos Estados, Questão ambiental e Infraestrutura para o desenvolvimento da região.
Da Redação
Agência Pará de Notícias
paulo sou completamente contra a divisão do pará...sei que simão foi e é um dos maiores governadores do pará...mas acho que nao e hora de dividir o parà, gosto da disposisão do senador mario couto. eu não voto em sigla mas sim em homens de coragem. pocha em itaituba esta um deus nos acuda com este prefeito analfabeto, grileiro,mafioso,...não tenho nem palavras para descrevelo que a pior das piores qualidades seria pouco para ele...ele nao nos pessegue mas muito e as pesseguisoes encima de outras pessoas especialmente nas que eram do outro lado p.s.d.b....eu e regina assiste tudo de longe....o dudimar paxiuba foi amigo dele na campanha passada recebeu dinheiro dele...o cara nao prestou nem como advogado e agora como deputado estadual continua nao prestando...não teve a conversão do p.s.d.b aqui em itaituba, mas os nomes mas cotados pelo povo e de eliene nunes como prefeita e lira dono dos postos mimosos...pessoas integras que tanto faz o partido que entrarem ganharam a eleição para prefeitura de itaituba....apesar que eu e regina não temos partido somos maio destante da politicagem...mais valmir climaco acabou com itaituba. regina hoje esta no municipio e estado graças a deus, eu estou estudando no i.f.p.a e trabalhando no cyber e lanchonete esta dando para sobreviver apertado mas da,ha regina pegou a coordenação do esea...que esta em mais de 280 municipios no pará. com cursos livres em liguas,pos-graduação, faculdade intervalas e uma estituição seria e de nome...diga para mario couto da uma olhadinha pelo i.f.p.a campos itaituba. um predio novo ainda nem inaugurado oficialmente mas ja com dificuldades seja transporte de alunos, o corpo docente incompleto.o diretor e um otimo administrador mas vemos a dificuldade dele na questam material. e um super predio o mais lindo dos colegio que itaituba teve ate hoje. ja estam estudandomuitos alunos mas com dificuldade...esta na hora de mario couto expondir seus horizontes. que nao fique so ai no marajo mas que venha ver estes municipios carente de verdadeiros lideres...e.ele e um grande lider nos oportunizar com sua presencia nestes municipios sofridos do alto tapajoes...aqui o povo esta sem opção...os lideres de itaituba são pai da mentira...lideres falidos e esgotados de argumentos não sabem se dirigir ao pouvo. sociologia não existe nos seus conhecimento...não sabem a diferencia entre democracia,socialismo e comunismo...são so da divisão, acertos...este e um desabafo de um itaitubense....que deus abençoe tu e tua familia grandemente amado cunhado....
ResponderExcluir