quinta-feira, 7 de outubro de 2010

CÍRIO DE NAZARÉ E O PAPEL DA MULHER NA IGREJA E NA SOCIEDADE

ONDE FICAM OS DIREITOS DA MULHER?
Há muto tempo atrás a mulher exercia um minúsculo papel de figurante na igreja e na sociedade por conta do machismo autoritário do homem do pensamento tradiconal que a tinha como a "dona de casa", para cuidar dos afazeres. O papel da mulher na igreja e na sociedade, hoje, é um tema muito discutido, visto que as mulheres passaram a desempenhar um papel mais participante da conjuntura religioso-social. Cada dia mais elas lutam e conseguem, não desistem de seus ideais, passam a exercer cargos que antes eram só de homens, como é o caso de Magistratura. A realidade muda e cada vez mais a toga é vestida por mulheres. Aqui no pará, a Alepa acaba de eleger sete mulheres como deputadas estaduais. Isso é uma marco, é uma vitória, mas ainda há muito para se conquistar frente a tantas injustiças que ainda são vitimas e, que, os jornais e revistas nos relatam, como os casos de violência, morte, estrupos, etc.
Frente a estas injustiças a mensagem que Nossa Senhora de Nazaré nos passa insurge do papel da mulher na sociedade, onde ainda sofrem muito preconceitos machista traduzido na relação homem x mulher, que tenta calar a voz de  quem não mais se intimida, mas vai à luta. O círio não se resume numa imagem dentro da berlinda, significa que a sociedade precisa reconhecer a pessoa da mulher com dignidade e justiça, amor que só elas sabem transmitir, porque a elas foi dado o papel de concepção como a mãe de Jesus. Se a sociedade reconhece Maria como mãe do Salvador,  deve reconhecer também que o direito da mulher precisa ser respeitado, que a berlinda que carregamos seja o troféu das conquistas que elas mesmo conseguiram ao longo dos tempos.

CATÓLICOS PARTICIPAM DO CÍRIO DE NAZARÉ EM BELÉM (PA)


Católicos participam neste domingo do Círio de Nazaré, em Belém (PA), maior manifestação religiosa do país. Considerada patrimônio imaterial Cultural do Brasil, a festa é tão importante quanto o Natal para os paraenses.
Catedral da Sé, a imagem da santa percorrerá até a Basílica de Nazaré.

A referência ao tema do Círio 2010, "Eis a serva do senhor", marcará o início da missa campal.


A FESTIVIDADE SUGERE REFLEXÃO SOBRE DIREITO DA MULHER

História
A devoção a Nossa Senhora de Nazaré teve início em Portugal. A imagem original da pertencia ao Mosteiro de Caulina, na Espanha, e teria saído da cidade de Nazaré, em Israel, no ano de 361, tendo sido esculpida por São José.
No Pará, em 1700, às margens do Igarapé Murutucu (onde hoje se encontra a Basílica Santuário de Nazaré), o caboclo Plácido José de Souza encontrou uma pequena imagem da santa, que passou a ser reverenciada. Em 1792, foi autorizada pelo Vaticano a realização da primeira procissão oficial, em Belém, em homenagem à Virgem de Nazaré.
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré acontece em Belém desde o dia 8 de setembro de 1793, quando ainda era realizado nas tardes de quarta-feira. De lá pra cá, são mais de 200 anos de devoção e homenagens à padroeira dos paraenses.
Na Foto a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré durante a Trasladação, que é a segunda maior romaria do Círio. Sai do Colégio Gentil em direção à Catedral da Sé, no bairro Cidade Velha.